Especial Toxina Botulínica: tudo o que você precisa saber sobre a toxina botulínica

Rejuvenescer o rosto sem precisar de uma cirurgia: este é o grande benefício da toxina botulínica, um dos procedimentos estéticos antienvelhecimento facial mais procurados. Com resultados rápidos e eficientes no tratamento de rugas e marcas de expressão – e também na sua prevenção – ele é seguro e prático, tendo poucos efeitos colaterais e podendo ser aplicado no consultório.

Ao mesmo tempo que é muito procurado, boa parte das pessoas tem dúvidas sobre seu funcionamento e características. Preparamos um material explicando ponto a ponto desse procedimento, esperamos que goste. Boa leitura!

O que é a toxina botulínica?
É uma substância com propriedades que impedem a contração dos músculos. Os movimentos musculares são determinados pelos estímulos elétricos enviados do nosso cérebro através do sistema nervoso. A troca de informações entre os nervos e o músculo é realizada pela liberação da substância acetilcolina. A toxina botulínica atua nesse momento, bloqueando a liberação desta substância, consequentemente, impedindo a contração muscular e o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

Porque a toxina botulínica minimiza as rugas?
Como o músculo para de receber a informação do sistema nervoso, após a aplicação da toxina botulínica, ela não contrai. Assim, como fica paralisado (relaxado), evita a formação ou aparecimento das rugas e outras marcas de expressão. Mas não se assuste, apesar do termo “paralisado” isso não significa que você vai ficar sem expressão, uma aplicação correta e uma dosagem adequada garantem um resultado com aspecto natural.
Quando utilizado para prevenção o funcionamento é o mesmo: ao relaxar determinado músculo, a toxina botulínica previne a formação de um vinco profundo no longo prazo.

Quando começar a usar toxina botulínica?
A toxina botulínica pode ser utilizado com dois objetivos: tratamento (1) ou prevenção (2) de rugas e marcas de expressão. No primeiro caso, o procedimento é feito quando já há rugas que incomodam a/o paciente. Nessa situação a substância é aplicada nessas áreas, com o objetivo de suavizar as marcas, dando um aspecto mais jovem para a pele.

Já quando o procedimento é realizado com objetivo preventivo, a aplicação visa impedir a contração muscular para evitar que se formem as rugas. Este procedimento é especialmente procurado por mulheres jovens (a partir dos 30 anos) com tendência genética à formação de rugas. Mas é importante realizar uma avaliação com o médico para verificar se o procedimento é realmente necessário. É importante ressaltar que para poder fazer a aplicação de toxina botulínica é necessário que a pessoa não se enquadre em nenhuma contraindicação.

Quem não pode usar toxina botulínica?
A toxina botulínica é contraindicado para quem está gestante, amamentando, pessoas com doenças neurológicas que afetam os músculos e alérgicos à proteína do ovo.

Lembre-se que o diálogo com o médico é a melhor opção para esclarecer dúvidas sobre procedimentos estéticos.

Como a toxina botulínica é aplicada?
O processo consiste em uma injeção de toxina botulínica no local desejado, na maioria das vezes são marcas de expressão situadas na testa, lábios ou no canto dos olhos (conhecidas como pé de galinha). Sua aplicação é rápida, com duração entre 15 e 20 minutos.

Porque minha toxina botulínica durou pouco?
O efeito da toxina botulínica dura cerca de 6 meses, quando é necessária uma nova aplicação. Mas é sempre necessário buscar um local e profissional de confiança para o procedimento. Em alguns lugares – especialmente aqueles que oferecem “descontos incríveis” – a toxina é diluída em excesso antes da aplicação, o que resulta em menos durabilidade ou efeito reduzido.

Quanto custa a aplicação de toxina botulínica?
O custo para tratamento de toxina botulínica pode variar de acordo com a experiência e as qualificações da pessoa que realiza o procedimento, a quantidade de substância a ser aplicada e as regiões. Entre em contato clicando aqui e agende uma AVALIAÇÃO GRATUITA.

Quem amamenta pode fazer toxina botulínica?
A toxina botulínica não pode ser aplicada em pessoas que estão amamentando.

Como é a recuperação da toxina botulínica?
A toxina botulínica não exige cuidados especiais na recuperação, mas é preciso cuidar da pele para amenizar a vermelhidão. É normal ela ficar com manchas vermelhas nos primeiros dias e as compressas frias podem ajudar neste caso.

A toxina botulínica pode auxiliar no tratamento de doenças?
Existem pelo menos oito doenças que podem ser tratadas ou amenizadas com a toxina botulínica, como bexiga hiperativa, estrabismo, entre outras.

Postado em: 27 de setembro de 2021

Agende uma Avaliação Gratuita.

Solicite o seu agendamento com um profissional Skin Company:

Seja um franqueado

Trabalhe com a atividade que mais cresce no Brasil.