Os Fios de Sustentação são utilizados para minimizar a flacidez da pele e estimular uma produção de colágeno de forma contínua por até 2 anos. O procedimento é minimamente invasivo, não cirúrgico e beneficia tanto homens quanto mulheres, em busca de uma face mais atraente e harmônica. Logo após o procedimento já é possível observar os primeiros resultados de lifting facial, além de, nas primeiras semanas ser possível observar também o estímulo à produção de colágeno. Os fios de sustentação não causam danos ao organismo e são absorvidos ao longo do tempo mantendo o paciente com uma aparência jovem por mais tempo.
Esse tratamento é indicado para pessoas que possuem mais de 30 anos de idade, sentem-se incomodadas por apresentarem flacidez leve a moderada na pele e não possuam excesso de gordura na região a ser tratada.
Os fios de sustentação são contraindicados para portadores de doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico, e a pacientes com infecções.
O procedimento é bem simples e pode ser realizado no próprio consultório médico.
Para inserção dos fios de sustentação é utilizada uma pequena cânula que faz furinhos no rosto do paciente. É aplicada anestesia local para reduzir qualquer incômodo. Geralmente, são inseridos entre 4 a 8 filamentos, dependendo do grau de flacidez apresentado.
As perfurações fecham imediatamente e não há necessidade de incisões. Além disso, o paciente não sente nenhuma dor durante o procedimento e não há necessidade de afastamento de suas atividades trabalhistas.
A pele pode ficar mais avermelhada e inchada nos dias que seguem a inserção, por isso são recomendadas compressas geladas nas primeiras 48 horas, o que ajuda o organismo a reabsorver o edema e os hematomas. O uso de filtro solar também é muito importante durante a recuperação.